domingo, 20 de junho de 2010

Centenário de Noel Rosa

Por volta de 1990 comecei a conhecer e admirar as letras de Noel Rosa, cantadas por João Gilberto, entre outros artistas. Como fazia fanzines (se não sabem o que é tudo bem, o Word ainda não sabe também) o significado literal é uma revista feita por fãs de algo, no meu caso, os quadrinhos. Numa edição em 91, ilustrei alguns dos seus versos com o desenho de um retrato.  De luta não entendo abacate / Pois meu grande alfaiate / Não faz roupa pra brigar/ e O povo já pergunta com maldade/Onde está a honestidade?
PARTE DA PESQUISA FOTOGRÁFICA
Neste ano, o 23° Salão de Humor de Volta Redonda, que sempre possui uma categoria com tema especial, escolheu O Centenário de Noel Rosa. Considero que a maioria dos trabalhos inscritos seja de caricatura, mas, resolvi fazer uma HQ, e não somente humorística.
Aproveitei como mais uma homenagem que poderia fazer a Noel e um excelente desafio, um exercício de concisão, conseguir abordar a vida, com seus diversos momentos, nascimento, crescimento, maturidade e morte, cada um com suas características, numa única página.

Lamento que na última semana de prazo, quando fiz quase todos os desenhos e pintei, surgiram diversos compromissos profissionais que me ocuparam muito tempo e prejudicou bastante o acabamento, impedindo até uma revisão antes do envio.
Resolvi postar os estudos junto com o trabalho final até pra mostrar que poderia ter ido bem mais longe se houvesse tempo e espaço, eheheh. Mas, geralmente, sem pressão não há produção.
Tomei como exemplo também o blog do meu amigo e excelente ilustrador Rodrigo Rosa, que ao documentar suas adaptações dos clássicos da literatura brasileira para os quadrinhos, dispõe as pesquisas fotográficas, estudos e páginas arte-finalizadas. Vale a pena conhecer seu trabalho!

Samba de Uma Página Só

Aquarela, 30x40 cm .
HQ selecionada para o 23° Salão de Humor de Volta Redonda.

Noel Verde & Rosa


Tinta óleo e esmalte s/tela, 1998.
Esta caricatura surgiu quase espontaneamente, à la Pollock. Participou do XIII Salão Internacional de Desenho Para Imprensa, Porto Alegre, 2005.