domingo, 20 de junho de 2010

Centenário de Noel Rosa

Por volta de 1990 comecei a conhecer e admirar as letras de Noel Rosa, cantadas por João Gilberto, entre outros artistas. Como fazia fanzines (se não sabem o que é tudo bem, o Word ainda não sabe também) o significado literal é uma revista feita por fãs de algo, no meu caso, os quadrinhos. Numa edição em 91, ilustrei alguns dos seus versos com o desenho de um retrato.  De luta não entendo abacate / Pois meu grande alfaiate / Não faz roupa pra brigar/ e O povo já pergunta com maldade/Onde está a honestidade?
PARTE DA PESQUISA FOTOGRÁFICA
Neste ano, o 23° Salão de Humor de Volta Redonda, que sempre possui uma categoria com tema especial, escolheu O Centenário de Noel Rosa. Considero que a maioria dos trabalhos inscritos seja de caricatura, mas, resolvi fazer uma HQ, e não somente humorística.
Aproveitei como mais uma homenagem que poderia fazer a Noel e um excelente desafio, um exercício de concisão, conseguir abordar a vida, com seus diversos momentos, nascimento, crescimento, maturidade e morte, cada um com suas características, numa única página.

Lamento que na última semana de prazo, quando fiz quase todos os desenhos e pintei, surgiram diversos compromissos profissionais que me ocuparam muito tempo e prejudicou bastante o acabamento, impedindo até uma revisão antes do envio.
Resolvi postar os estudos junto com o trabalho final até pra mostrar que poderia ter ido bem mais longe se houvesse tempo e espaço, eheheh. Mas, geralmente, sem pressão não há produção.
Tomei como exemplo também o blog do meu amigo e excelente ilustrador Rodrigo Rosa, que ao documentar suas adaptações dos clássicos da literatura brasileira para os quadrinhos, dispõe as pesquisas fotográficas, estudos e páginas arte-finalizadas. Vale a pena conhecer seu trabalho!

3 comentários:

  1. olá meu amigo há quanto tempo...seguinte...estive pensando em organizar algum tipo de Sarau Aberto...seria uma reunião em um local pré-programado, aberto ao público e a todos os poetas que quiserem participar, para apresentação de trabalhos...cada poeta poderia apresentar três poesias...algo desse tipo...que achas? participarias? abraços.

    ResponderExcluir
  2. Bem, embora só faça poesias gráficas, sim.
    Mas depende do local e data, pois estou raramente em Rio Gramde.

    abraço

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo trabalho!! Gostei muito!

    ResponderExcluir